extra cash

Get cash from your website. Sign up as affiliate.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

http://www.colegioamorim.com.br/ermelino/files/animals_hanging_around_zoo_sign_hg_wht.gif
Poucas experiências são tão significativas para adultos e crianças quanto uma visita ao Zoológico. Apreciar a diversidade da fauna cria um vínculo poderoso e universal com a natureza.
Aproximadamente 10% da população do mundo visita um zoológico ou aquário a cada ano. Desde sua abertura em 1958, o Zoológico de São Paulo já recebeu mais de 78 milhões de visitantes, sendo 1.600.000 em 2002.

Localizado em uma área de 824.529 m2 de Mata Atlântica original, o Parque aloja nascentes do histórico riacho do Ipiranga, cujas águas formam um lago que acolhe exemplares de aves de várias espécies, além de aves migratórias. Assim como o lago, a mata abriga animais nativos de vida livre, formando uma maravilhosa fauna paralela.


Através da exibição de mais de 3.200 animais, representando 95 espécies de mamíferos, 179 espécies de aves, 74 espécies de répteis, 5 espécies de anfíbios e 2 espécies de invertebrados, em recintos e terrários amplos e semelhantes ao habitat natural, o zoológico de São Paulo promove a conscientização do público sobre a variedade e diversidade das formas de vida sobre a Terra.

Jardim Zoológico
Diversão na fauna carioca



Situado na Quinta da Boa Vista, o mais antigo jardim zoológico do Brasil encanta o público carioca.

Além da importante preservação da fauna nacional, trata-se de um complexo de lazer que une educação ambiental e responsabilidade social. É um programa divertido, para todas as idades, de alto significado sócio-cultural... Todos os motivos para ninguém deixar de conhecer.
http://guiadicas.net/fotos/2009/03/parque-zoologico-de-sao-paulo.jpg
Entrando no Jardim Zoológico, encontra-se, num primeiro momento, uma espécie de caverna, a Casa Noturna, habitada pelas mais exóticas cobras, aranhas e morcegos. Após conhecê-la, o visitante pode se dirigir à alameda principal, cercada de araras, muitas das quais estão ameaçadas de extinção. Ao lado delas, há uma área destinada aos macacos, micos, orangotangos e chimpanzés, que encantam os turistas com suas graças.
http://www.homeaway.pt/vd2/files/hr/en/std/images/subp_zoo.jpg
Um dos chimpanzés mais famosos no cenário nacional foi o Macaco Tião, que morreu em 1996, aos 34 anos. Muito querido pelos que freqüentavam o local, o animal possuía um lugar destinado exclusivamente a ele no Jardim Zoológico. Houve uma sátira feita por humoristas nacionais, que o levaram à candidatura para prefeitura da cidade. Apesar de não ser um candidato reconhecido oficialmente, o famoso chimpanzé ficou em 3o lugar. Decerto, o TRE considerou os votos como nulos, mas o fato não deixou de representar uma manifestação crítica dos cariocas de indignação diante do cenário político na época.

Prosseguindo à ala dos macacos, é possível chegar na área dos felinos (tigres, onças e panteras) e leões, que atraem a atenção do público. Percorrendo o caminho, é possível encontrar lanchonetes e sorveterias. Há também um zooparquinho, destinado ao público infantil, localizado próximo a lhamas, avestruzes, dromedários, camelos, elefante e à famosa girafa adotada pela rede de restaurantes Giraffas. A Fundação Riozoo – responsável pelo Jardim Zoológico – realiza parcerias com marcas famosas que “adotam” animais, divulgando sua marca e ajudando a fundação na manutenção dos animais.
http://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/01/7d/04/b2/zoologico-chiapas.jpg

Outra atração - além de muitos outros viveiros de lindas aves como os tucanos e outras espécies raras - é o Viveirão, onde os pássaros ficam livres enquanto os visitantes passeiam pela área que os cerca. Próximo a ele, encontram-se alguns lagos que abrigam jacarés, hipopótamos ou tartarugas, e outros de água mais límpida, destinada a garças, gansos, patos e cisnes.

O Jardim Zoológico conta ainda com simulações de desertos rochosos destinados aos audades, sem falar nos espaços que abrigam veados, lobos e tamanduás. Conhecer cada recanto também implica passeios por caminhos paisagísticos, que remontam o visitante ao habitat de cada animal.

Uma atração também muito visitada é a Fazendinha, onde animais domésticos típicos de fazendas se concentram em torno de uma cerca, num cenário típico de chácaras e granjas.

Entre um cenário e outro, o visitante encontra algum detalhe que torna o Jardim Zoológico ainda mais especial: estátuas, guias explicativos sobre os animais dispostos ao longo do parque, cabines telefônicas que simulam algum animal...

No passeio, encontra-se ainda um berçário animal, o museu da fauna e uma loja da Fundação Riozoo.

O ingresso ao Jardim Zoológico também é válido para a Passarela da Fauna, a 2a parte do passeio. Saindo do Jardim Zoológico, está situada próxima a ele uma área de expansão. Atravessando-a, observa-se um riacho em torno do qual vivem cervos, emas, antas e capivaras. Terminada a travessia, encontra-se um aquário. Próximo a ele, habitam pingüins e lontras marinhas.

Antes da saída, há ainda praças muito arborizadas, “tapetes” de formigueiros e um espaço de lazer e lanches com uma melhor estrutura, visto que o projeto é mais recente (2004).

Visitar o Jardim Zoológico é muito comum entre crianças, posto que escolas organizam freqüentemente excursões. Mas este passeio agrada a todas as idades...reviva sua infância ou descubra a paixão pelos bichos numa agradável tarde em São Cristóvão.

Um pouco antes da visita, vale a pena dar uma volta na Quinta da Boa Vista, situada ao lado. A antiga residência da família real se transformou em parque público, mas deixou as marcas de romantismo e sofisticação da época em grutas, lagos, bustos e jardins. Encante-se com toda a harmonia que esse cantinho da zona norte do Rio transmite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário